MATERIAL GRATUITO

Diagrama de Pareto

Baixe gratuitamente o template do "Diagrama de Pareto" da Fundação Estudar e faça a sua priorização de ações para corrigir erros em diversos processos

Faça o download grátis!

Preencha o formulário abaixo para receber o conteúdo em seu email.

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.

Sobre o Diagrama de Pareto

Qual é o seu princípio?

Diferente do que pensamos no cotidiano, em que pensamos as falhas e os sucessos de forma proporcional, o Diagrama de Pareto considera que 20% das causas evidentes são responsáveis por gerar 80% dos problemas.

Quem criou o Diagrama?

Foi concebido pelo italiano Vilfredo Pareto, que percebeu a relação 80/20 ao observar a desigualdade em seu país e adaptado por Joseph Juran, que utilizou o princípio na esfera organizacional.

Para que serve?

O Diagrama de Pareto é uma ferramenta de priorização de esforços, permitindo que você consiga observar onde deve depositar o seu tempo para resolver os problemas com maior eficácia.

Como aplicar?

Comece descobrindo exatamente qual é seu problema, a que resultado ou objetivo ele está atrelado e entenda muito bem o processo no qual ele está inserido. Depois, liste as causas para o seu problema e coloque-as no modelo baixado aqui para gerar um gráfico que representa o 80/20 visualmente.

Faça uma priorização eficaz com o Diagrama de Pareto

Baixe o template gratuito!

QUERO RECEBER O MATERIAL